Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Parece Irreversível

O termo Depressão pode significar um sintoma que faz parte de inúmeros distúrbios emocionais sem ser exclusivo de nenhum deles, pode significar uma síndrome traduzida por muitos e variáveis sintomas somáticos ou ainda, pode significar uma doença, caracterizada por marcantes alterações afetivas. 

O público está certo ao estranhar a ostensiva e constante presença desta tal Depressão em quase tudo que diz respeito a transtornos emocionais, e os psiquiatras não estão menos certos ao procurarem descobrir uma ponta de Depressão em quase tudo que lhes aparece pela frente.
O quadro vem crescendo e o que se lê e o que se comenta hoje dão a forte impressão de que a depressão está em alta.

Junto com esse aumento existe um outro não menos devastador do que o primeiro. É a chaga da Corrupção. Ela está presente em todas as esferas do governo e da sociedade. Ela se torna mais freqüente e menos punida aqui, mas esse não é um problema exclusivamente brasileiro.

Ruy Barbosa num discurso em 1914 disse: “De tanto ver triunfar nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, e ter vergonha de ser honesto”.

Como brasileiros não estamos satisfeitos, nem seguros e nem tranqüilos. A palavra “Irreversível” está no ar. Seja nos discursos ou nas notícias. A sociedade brasileira está gravemente enferma. Discriminações sociais, raciais e econômicas estão em progressão. Mas ainda assim o país recusa-se a olhar no espelho, rejeitando seu diagnóstico que emerge dos sintomas de sua própria realidade.

Parece irreversível, não há otimismo nem esperança frente à tensão provocada em todas as frentes, pelo estranho e incontido comportamento humano.


Sendo assim não é difícil entender o aumento da Depressão entre homens, mulheres, adolescentes e crianças. Pois os afetos depressivos podem aparecer como uma resposta a Situações Reais, através de uma Reação Vivencial depressiva, quando diante de fatos desagradáveis, aborrecedores, frustrações e perdas. Trata-se, neste caso, de uma resposta a conflitos íntimos e determinados por fatores vivenciais.

Todavia existem outros textos igualmente importantes e sugestivos para uma possível mudança de quadro, vejamos alguns deles:

“...então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo” – (2 Crônicas 7.14 – BLH).

“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”.  (Provérbio 4.23. – BLH).

“Portanto meus irmãos, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios, agradável e honesto” – (Filipenses 4.8 – BLH).

Agora ore: Senhor ajuda-me a não me impressionar com o homem, mas buscar sempre o que é a verdade.