Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Nossa Visão Em Família e A Convicção Do Que Deus Vê


“Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor ‘.

O nome Ezequiel significa "Deus fortalece". Ele era procedente de uma família sacerdotal. Profetizou pelo menos durante 22 anos. Morava em Jerusalém e foi levado para Babilônia em 597 a. C. (Ezequiel 1:2 e 29: 17-21), por Nabucodonosor. Ali ele se instalou em sua própria casa (Ezequiel 3: 15-24).
O Senhor encarregou Ezequiel de sempre lembrar aos exilados sobre o pecado que haviam trazido sobre eles o juízo divino. Mas, também, assegurá-los da benção que Deus traria sobre o povo, de acordo com sua aliança.
Os capítulos 1 à 24 falam de acontecimentos antes da queda de Jerusalém para relembrar ao povo de que o juízo contra a cidade e o templo certamente viria. Os capítulos 33 à 48 contém profecias da futura restauração de Israel ainda por cumprir-se no reino milenar. E no capítulo 37, Ezequiel prediz o reavivamento político e espiritual de sua nação.

Os ossos secos indicam um exército morto em combate, uma descrição apropriada para a condição em que Israel se encontrava.
Mas não podemos nos esquecer que um pedaço sem valor, de telha, pode ganhar novas perspectivas quando se ganha tempo nela, usando a criatividade e investindo nela. O que seria lixo, numa reciclagem pode se tornar um belo presente.
Eu quero passar isso agora para o campo familiar.
Como está sua relação em casa? Será como um vale de ossos secos? Está precisando de um reavivamento? Será que precisa do sopro de Deus nele?
A Nossa Visão de Família Depende da Visão de Deus.
Nosso pensamento sobre família deve centralizar Deus e os pensamentos de Deus.
Como você tem encarado o que acontece dentro de minha família?
Ezequiel foi impactado pela personalidade de Deus (v. 3): "Filho do homem, poderão viver estes ossos?"
Que tipo de respostas você daria hoje se Deus lhe perguntasse: Sua família ainda tem jeito?”,  “Ainda pode existir amor?”
Existem alguns diferentes tipos de respostas que alguém pode dar. Vejamos a seguir:
1)  Os Racionalistas - Para esse grupo, a vida e a morte não passam de uma questão de planejamento e esforço. A solução vem pela simples habilidade humana.
2)  Os Burocrátas - Para esse grupo, qualquer mudança ou novidade é questionável. Tudo pode ser feito da forma como sempre foi feito. Não se pode transpor a barreira da tradição.
3)  Os Temerosos - Para esse grupo grandes mudanças não são necessárias. Não é preciso grandes mudanças estruturais.
4)  Os Inovadores - Esse grupo começa onde Deus começa, mas, não para quando Deus para. São extremistas e inconstantes, pressupõem que o novo sempre é o melhor.
5)  Os Sem-Visão - Tem os olhos sempre voltados para a restrita realidade na qual vivem. Não conseguem ver além das suas necessidades pessoais e localizadas.
No capítulo 37 Deus está entrando em diálogo com Ezequiel. Os céus param, quando Deus, Todo-Poderoso, olha nos olhos de um homem e entra em diálogo com ele. A pergunta a Ezequiel não é primariamente sobre vales e ossos, mas, sobre a louca, humanamente insana, possibilidade de o impossível acontecer. Ezequiel, embriagado com a pessoa de Deus responde: "Senhor Deus, tu o sabes."
Em outras palavras: "Eu não sei sobre isso pois não tenho uma revelação; não sei como acabará, não tenho poder para resolver e não posso me responsabilizar como que isso acarretará, mas se o Senhor crê eu também creio que ressuscitarão."
Nossa visão em família deve ser fundamentada na pessoa de Deus e na dependência do que esse Deus crê. Investir na família, ganhar tempo com ela, ter criatividade nos relacionamentos é proposta de Deus.
Devemos cumprir nossa tarefa com amor, com dedicação e questionar menos suas razões.
O reavivamento político de Israel no tempo do fim estará espiritualmente morto, até que Deus sopre a vida espiritual sobre o povo (v.9). O mesmo pode acontecer num relacionamento morto, sem vida, sem sal, sem amor. É preciso que você profetize sobre a sua família as palavras do Senhor.

Baseado em: Ezequiel 37: 1-4.



      Se esta mensagem foi importante para você, eu gostaria que compartilhasse comigo sua experiência. Deixe sua mensagem ou envie um e-mail. Deus lhe abençoe.

Comentários