Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Nas Crises Deus Também Faz Missões


“Quando chegaram e reuniram a igreja,
relataram tudo quanto Deus fizera por meio deles, e como abrira aos gentios a porta da fé”.

O Que é Crise? Segundo o Minidicionário Compacto da Língua Português, crise significa: Mudança no curso de uma doença; figurativamente ataque de nervos; situação crítica. Para a Psicologia significa: Mudança brusca ou perturbação séria na marcha de determinado processo.

Como Surgem as Crises? Surge quando nosso organismo não está em um equilíbrio interno. Ou seja, um equilíbrio, fisiológico, social, espiritual e humano. Quando se rompe esse equilíbrio, cria-se uma necessidade, O organismo em desequilíbrio cria tensões. As tensões o impelem a buscar o equilíbrio, ou seja, trazer satisfação.

Um drama emocional, por exemplo, se instala quando temos uma pessoa ou objeto que é causa de prazer e dor ao mesmo tempo. Algo ou alguém que nos dá satisfação, mas ao mesmo tempo nos causa tristeza.
Quando algo nos dá prazer provoca em nós estados emocionais que aumentam a proporção que nos aproximamos dele. O mesmo acontece com as coisas que nos causam tristeza. Elas nos emocionam a medida que se aproximam de cada um de nós.
E qual o papel da igreja nesse contexto?
Servir de incentivo para o indivíduo. Como incentivo podemos entender como sendo tudo aquilo que serve para aumentar ou diminuir o impulso interno, a motivação. No entanto, não saber separar o lado emocional e o lado espiritual traz efeito desastrosos para a vida cristã. As neuroses estão lá e poderão ficar até que Deus intervenha de alguma maneira ou, se compreenda que uma fé religiosa consciente e firme não cura necessariamente sintomas e sentimentos neuróticos porque as causas destes estão profundamente enterradas no inconsciente, e crenças conscientes não podem chegar até eles e corrigi-los. Quando estes problemas inconscientes atingem o consciente, e ficamos sabendo o que nos atormenta em nosso íntimo, então a fé religiosa será de grande proveito, é onde “conhecereis a verdade e ela vós libertará”
Quando deixamos nossos sentimentos humanos, que se originam no coração, tomar conta de nossas ações, corremos o risco de neutralizar a ação da fé inteligente. O cristão se vê enfraquecido na guerra diária contra a carne. As emoções deixam as pessoas debilitadas em seus potenciais.
É onde entra a tarefa da igreja como instituição. Atuar nesse processo de ajustamento de cada fase etária.  Pois cada uma delas tem necessidades diferentes e compreensão diferente do lhe é ensinado.
A infância, por exemplo, é o melhor tempo para se ensinar o comportamento religioso. Quando devidamente aprendido, esse comportamento acompanhará o homem através de toda a sua vida. Será fator importante em todas as fases de ajustamento de sua personalidade.
A adolescência já é uma fase crítica para o indivíduo. São várias as transformações que ocorrem no ser humano. Quando a igreja entende isso e ajuda nos ajustamentos emocionais e sociais do adolescente, está ajudando a criar cidadãos menos egocêntricos e egoístas.
Na fase adulta, o que se espera são pessoas emocionalmente maduras, capazes de enfrentar obstáculos e com uma filosofia de vida já formada. A igreja pode ajudar o indivíduo nessa formação de sua filosofia. Nossa crença é nosso fator motivacional de nossas ações. Portanto, se a igreja ajudar nessa formação de crença, melhorará muito a qualidade de vida dessas pessoas.
Já para a melhor idade, o ajustamento no processo de envelhecimento é muito importante. É preciso prepará-lo para enfrentar o fim de sua vida sem amarguras ou ressentimentos. Mostrar que o importante agora é um processo crescente de simplificação, que consiste em eliminar o supérfluo e preservar o necessário. O que se espera na melhor idade é um indivíduo que tenha alcançado integridade. Que tenha passado pela vida e obtido tudo que desejou de forma honesta.
Quando a igreja entende que o emocional e o espiritual caminham lado a lado na vida religiosa de alguém, ela ajuda a mudar o mundo dessa pessoa. E como se pode mudar esse mundo? Agindo com respeito, amor e carinho.
Nas crises emocionais, existenciais, dentro das instituições e fora delas, Deus quer fazer missões usando pessoas sinceras, capazes de entender que o momento de crise é um bom momento para se criar oportunidades.
Em cada fase etária existem crises que precisam ser vencidas. E a igreja é o melhor lugar para que elas possam ser superadas.




Texto de Atos 14. 27.


Comentários