Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Longe É Um Lugar Que Não Existe


“E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

Que festa pode ser melhor do que aquela em que vamos para nos encontrar ao lado de quem queremos estar?
Mas porque vamos? Será possível os quilômetros nos separar de nossos amigos? Se queremos estar ao lado de quem amamos, já não estamos lá? A resposta parece óbvia. Por que o importante é saber a verdade: “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar” (João 14. 2).
Jesus não escondeu de seus amigos e discípulos que há um desejo de Deus em estar junto com aqueles que são chamados de seus filhos. Há um lugar em que vamos nos encontrar um dia para estarmos junto de Cristo.
Enquanto isso, o que podemos fazer é demonstrar em coisas menores com ajuda de oração, caridade, missões e nossos cultos semanais aquilo que Ele já sabe. Para nós que não sabemos como será realmente esse lugar, interessa saber que o não saber não impede a verdade de ser verdadeira.
E enquanto esse tempo não chega, temos ainda a garantia de que no meio do aqui e agora podemos encontrar com nosso Senhor: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre” (João 14. 16).

Baseado em: João 14. 3.