Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Igreja, Lugar de Paz. Será?

Quem pensou que servir a Cristo seria fácil, com certeza já se decepcionou. Se isso ainda não aconteceu, ou irá acontecer, ou certamente você não está servindo a Cristo. Pode ser que você esteja iludido dentro de uma igreja. Pode acontecer de você ser até sincero no que faz, mas não está fazendo a vontade de Deus, e sim a sua vontade.

Quando alguém quer servir a Cristo de forma sincera e fiel, muitos serão os obstáculos que se levantarão contra ele. A começar dentro de sua própria casa: “E assim os piores inimigos de qualquer pessoa serão os seus próprios parentes” (Mateus 10:36). Essa é uma cruz que muitos que foram separados para o ministério tem passado. É como um teste a ferro e fogo. Mas foi o próprio Senhor Jesus quem disse: “Não pensem que eu vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer paz, mas a espada”. (Mateus 10:34).

Depois, é enfrentar aqueles que estão junto de você na mesma fé, que sentam no mesmo banco e assistem juntos aos mesmos cultos, mas seus corações estão longe de Deus. Mas nós podemos conhecer esses maus frutos por aquilo que eles fazem (Mateus 7:15-20). Pois nos é ensinado que nosso comportamento é resultado daquilo que temos em nosso coração. É dele que procede os maus pensamentos, e são esses maus pensamentos que levam as pessoas a roubar, mentir e caluniar (Mateus 15:19).

Alguns conseguem sobreviver a essa investida diabólica e maliciosa de alguns... irmãos? Outros infelizmente não, deixam-se abater por essas circunstâncias.

 Mas veja o que o Senhor Jesus está dizendo para você que passa por tudo isso: “Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquem alegres e contentes, porque está guardada para vocês uma grande recompensa no céu. Pois foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”. (Mateus 5:11-12). E ainda diz mais: “Qualquer profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e na sua casa”. (Mateus 13:57).

Fazer a vontade de Deus requer renuncia. Isso inclui renunciar a si próprio, o seu nome, o seu status, o seu ego, o seu orgulho. Enquanto estão falando de você tudo bem, nada de mais pode acontecer com você, pois eles não conseguirão roubar ou matar a sua alma, a justiça pertence a Cristo. E quando o nome dEle está em jogo, então é outra história, a Carta aos Hebreus nos mostra o seguinte: “Imaginem como será pior o castigo que essa pessoa vai merecer! Porque sabemos quem foi que disse: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles”. E quem também disse: “O Senhor julgará o seu povo. Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!” (Hebreus 10:29c-31).

Não fique triste se o mundo não lhe conhecer. Não fique triste se não escreverem a sua história. Não fique triste se o mundo o rejeitar. Sua vida pertence a Cristo. É dEle que virá a recompensa. É Ele quem lhe dará a coroa. A sua história estará contada no Livro da Vida. E com certeza no coração de todos aqueles que você conseguiu atingir com sua mensagem, e Deus abençoou. São esses que servirão de testemunhas a seu favor.

Quando você é atingido por pessoas com quem convive, que você ama, doe muito. Mas melhor será o conforto que o Senhor lhe dará (Salmo 23:5-6).

Então ore agora: Senhor, mesmo que a história não me reconheça, escreva a Tua história com a minha vida”.