Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Beco Sem Saída


Como o povo de Israel no Mar Vermelho, às vezes também nos encontramos numa situação da qual não parece haver escape ou livramento.
Quando isso acontecer precisamos aprender que existem motivos para que estejamos passando por aquela situação. Afinal de contas, Deus tem um propósito para tudo que faz. Ele não fica jogando dados para ver o que vai acontecer. Seu objetivo muitas vezes está em nos moldar, para que possamos ter uma imagem mais próxima de Cristo.
Sendo assim, podemos aprender algumas coisas com Moisés e o povo quando estavam nesse beco sem saída.

A primeira coisa que aprendemos é que: “Beco Sem Saída” é o lugar a que às vezes Deus nos leva mediante ordem específica (vv. 1, 2): “Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que se voltem e se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o acampamento junto ao mar”.
Quando isso acontecer não devemos ficar nos perguntando a razão do por que. Algumas vezes entenderemos mais tarde o que Deus queria com essa ordem específica. O melhor a fazer é obedecer e se colocar a disposição de Deus dizendo “Eis-me aqui. Usa-me Senhor”. Assim aprenderemos que aquele lugar é o lugar para Deus mostrar os seus propósitos (vv. 3, 4a). “Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Eles estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. Eu endurecerei o coração de Faraó, e ele os perseguirá; glorificar-me-ei em Faraó, e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor”. Aquilo que para você é um Beco Sem Saída, é para Deus o lugar onde Sua Glória será manifestada para que as pessoas entendam que Ele é Deus é vai agir na sua vida.
A segunda coisa que aprendemos é que: “Beco Sem Saída” é o lugar em que Deus nos prova no caminho da Obediência (v. 4 b): “E eles fizeram assim”. Uma coisa que Deus espera de nós é que em confiando n’Ele, obedeçamos sem restrições. Sendo Ele Senhor de nossa vida, o que devemos a Ele é uma obediência incondicional. E para testar nossa obediência Ele vai permitir que nos sobrevenham circunstâncias difíceis (vv. 5 – 9): “Quando, pois, foi anunciado ao rei do Egito que o povo havia fugido, mudou-se o coração de Faraó, e dos seus servos, contra o povo, e disseram: Que é isso que fizemos, permitindo que Israel saísse e deixasse de nos servir? E Faraó aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; tomou também seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, e capitães sobre todos eles. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel; pois os filhos de Israel saíam afoitamente.  Os egípcios, com todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, os perseguiram e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom”.
Em terceiro, aprendemos que: “Beco Sem Saída” é o lugar em que às vezes falhamos com o Senhor, seja por falta de fé, (v. 10): “Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor” ou por nossas reclamações (vv. 11-12): “e disseram a Moisés: Foi porque não havia sepulcros no Egito que de lá nos tiraste para morrermos neste deserto? Por que nos fizeste isto, tirando-nos do Egito? Não é isto o que te dissemos no Egito: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto”. 
 A vida é um teste! Deus nos testa muitas vezes. E qual tem sido nosso resultado, nossa nota nesse teste?
Por último, aprendemos que “Beco Sem Saída” é o lugar em que Deus nos ajuda. Quando aprendemos a confiar em Deus, aprendemos que há um momento certo para Ele agir (v.13): “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver”. O tempo de Deus não é nosso tempo. Seus propósitos eternos estão além de nossa compreensão. Por isso há necessidade de obedecer e confiar.
O “Beco Sem Saída” é também o local onde Deus mostra que está tomando o controle, (v. 14): “o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis”.

            O Senhor sempre nos dará um livramento quando estivermos num beco sem saída. Da mesma forma como o fez com o povo de Israel.
Para isso precisamos exercitar nossa fé na certeza de que Ele sabe, conhece e quer intervir na nossa causa. Precisamos marchar firmes em direção ao nosso Mar Vermelho, sem medo, na direção de nossa Canaã (vv 15, 16): “ Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

            Que o Senhor nos abençoe.
            Amém!

Baseado no Texto de Êxodo 14:1-14.

Comentários