Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Quais Têm Sido Os Valores De Sua Vida?


“Porque n’Ele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele”.

Desde que eu me converti, venho pensando em como mostrar para Deus a minha alegria por Ele me fazer pertencer a Sua família, e ter me aceitado mesmo da maneira como eu sou.

Afinal de contas, eu não canto maravilhosamente, não sou poeta que tem a capacidade de escrever e utilizar das palavras como se elas fossem brinquedos em suas mãos para criar lindos poemas. Não danço. Falar é um desafio, embora me esforce e peço a Ele para me ajudar a ser o mais claro possível para o entendimento.

Então descobri algo tremendo.

Essa expressão interessante - “coisas que foram criadas... , que vem de uma palavra grega, POIHMA, e que dá origem a uma palavra usada por nós, POEMA.

Mas, se não sou poeta, como escrever um poema?

Foi numa viagem a cidade de Santa Rita de Ibitipoca, Minas Gerais, uma viagem missionária no ano de 2009 que Deus me faria entender mais claramente a resposta a pergunta: “Que posso eu oferecer ao Senhor?” Na parede da Escola onde se realizaram todos os trabalhos missionários estava escrito: “A arte da vida consiste em fazer da sua vida uma obra de arte”.

Legal! Começa a fazer sentido. A vida é uma arte. Agora eu tenho que fazer da minha vida uma obra de arte.

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2009, eu e minha família estávamos participando de um culto onde o tema era missões, duas igrejas diferentes, dois pregadores diferentes, um homem, uma mulher. Que durante a exposição da Palavra fizeram as seguintes perguntas: “Que tipo de letra estão fazendo com a música da sua vida?”, “Que livro estão escrevendo com a história de sua vida?”, respectivamente.

Taí! Fechou!

Para eu fazer de minha vida uma obra de arte é preciso que a minha vida tenha um referencial para que outros possam abonar minhas atitudes.

Entendi que para responder essas perguntas com franqueza, devemos primeiro responder outra pergunta: Quais Têm Sido Os Valores Da Sua Vida?

É importante conhecermos isso. Pois existem coisas que nem ao menos temos conhecimento até que alguém nos fale sobre isso.

Quais tem sido as coisas com que eu tenho me envolvido? Que coisas tem sido prioridade, aquilo que vem primeiro, antes de outras realizações. O que tem sido valioso para mim? Pare um pouquinho e pense nessas perguntas.

Aprendi que  Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, a fé, a obediência, o amor, a honestidade e a lealdade.

Você está sempre sendo testado. Deus constantemente observa sua reação às pessoas, aos problemas, ao sucesso, aos conflitos, as enfermidades, as decepções e até mesmo em relação ao clima! Até suas simples ações, como quando você abre uma porta para alguém, pega o lixo que foi largado no chão ou quando é educado com um balconista ou uma garçonete.

Você será testado por grandes mudanças, promessas retardadas, problemas impossíveis, orações não respondidas, críticas imerecidas e até mesmo tragédias sem sentido.

E qual será sua nota nestas questões?

Os pais sempre gostam de cobrar a nota máxima dos filhos na escola. Mas e você. Que nota tem tirado na escola da vida? Nossa vida pode acabar num instante!

Aprendi perceber que a vida é uma atribuição temporária e isso pode  alterar completamente os nossos valores.

Nós cristãos devemos viver por um padrão mais elevado. Pois ao fim de nossa vida sobre a terra, seremos avaliados e recompensados conforme nosso desempenho ao lidar com o que Deus nos confiou.

A maioria das pessoas não consegue perceber que o dinheiro é tanto um teste quanto uma incumbência de confiança dada por Deus. Deus usa a área financeira para nos ensinar a confiar n’Ele. Deus observa a forma em que usamos o dinheiro para testar quão confiáveis somos – “Se vocês forem indignos de confiança em relação às riquezas deste mundo, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas celestiais” – Lucas 16.11.

Deus diz que há um relacionamento direto entre a forma de eu utilizar meu dinheiro e a qualidade de minha vida espiritual.

Tragicamente, muitas pessoas terão de suportar a eternidade sem Deus, pois escolheram viver sem Ele aqui na terra.

Quando percebemos que na vida há mais do que o aqui e agora, que é uma preparação para a eternidade, começaremos a viver de forma diferente. Isso nos dá uma nova perspectiva de como lidar com cada relacionamento, tarefa ou circunstância.

Quanto mais próximos de Deus você viver, menor parecerá todo o restante.

Quando você vive a luz da eternidade, seus valores mudam. As coisas terrenas passam a ser simplesmente coisas.

“Antigamente eu pensava que todas essas coisas eram importantes, mas agora eu as considero sem valor por causa do que Cristo fez” – Filipenses 3.7 – NLT.

Aprendi todas essas coisas. E continuo aprendendo a medida que vou me interessando mais em conhecer a Palavra de Deus.

Quero fazer da minha vida uma obra de arte, para que meu Criador e Senhor possa contemplar e gostar do que ver. Para me encontrar aprovado no exame final.

Espero que este texto lhe tenha sido útil. Que lhe inspire a buscar também viver uma que se torne uma obra de arte. Para ser contemplada não só hoje, mas por gerações que poderão dizer: Este realmente era um homem de Deus.


Colossenses 1.16.