Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Pirilampilando

Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas”.

Pirilampo é o nome de alguns insetos que emitem luz fosforescente. O vaga-lume esta entre eles. É de sua natureza brilhar.

Na nova formação de hábitos, o ser humano ao se encontrar com Jesus descobre que essa também deve ser sua característica, brilhar. Não como o pirilampo, pois não temos essa “substância que ao entrar em contato com o ambiente é oxidada e produz uma molécula energizada que, por sua vez, produz a luz”.

Fazemos-nos luzir quando nos fazemos notórios, quando a publicidade referente à nossa vida é positiva e pode ser usada de modelo para outras vidas. “Rogo-vos, portanto, que sejais meus imitadores” (1 Coríntios 4. 16) e “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11. 1).

É pirilampilando que vamos mostrando ao mundo o amor de Jesus. Luzindo entre as trevas deste mundo, como o pirilampo faz numa noite escura e apesar disso, todos podem encontrá-lo na escuridão.

O importante é assegurar nossa dignidade, nessa sociedade demasiadamente envenenada com uma forma de pensar e agir hipócrita. Nosso pirilampilar deve fazer as pessoas enxergarem que ainda há amor entre nós, que ainda se pode encontrar em quem se confiar, que as palavras podem ser ditas de forma a trazer consolo e paz. “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5. 1).

Pirilampilando vamos pirilampilar vidas e luzir caminhos para quem está perdido no caminho. “Irmãos, sede meus imitadores, e atentai para aqueles que andam conforme o exemplo que tendes em nós” (Filipenses 3. 17).

Não vamos nos conformar com opiniões equivocadas e impostas sobre nós. O povo de Deus tem algo melhor a oferecer, algo melhor a viver e esperamos um futuro glorioso.
“para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas” (Hebreus 6. 12).

Baseado em: Lucas 11. 35.

Comentários