Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Construindo O Mundo Novo da Fé

“Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus”.
  
Em Provérbios 23:7 lemos: “Assim como o homem pensa no seu coração (mente) assim ele é (assim será feito a ele)”. A palavra hebraica para coração, ”mente” significa “subconsciente”. O inconsciente é onde se guarda toda informação de nossa experiência vivida.
 E nesse período em que vamos adquirindo experiência, vamos também construindo nossa crença, nossa forma de entender, de vivenciar e de se defender em nossa existência. A nossa crença controla nossa atividade. E isso é importante, pois o cristão não pode viver pelo que vê, mas pelo que pensa –  A Atitude é “Um Produto da Crença”.
 Sendo a atitude um sistema de crença, cada pensamento meu pode ser o criador de uma crença, de uma idéia. E quando nossas idéias estão erradas, começamos a pensar de forma errada. Se basearmos nesses pensamentos errados, começamos a criar uma crença errada. Então outra vez baseados nessa equivoca crença, vamos formando uma filosofia de vida que também estará errada. É essa filosofia que será a base motivadora de ações erradas e por conseguinte, toda a vida da pessoa se tornará errada.
 A única maneira de se destruir uma idéia é ter uma idéia melhor. Então vamos destruir aquilo que nos ensinaram. “que você não serve prá nada, que não é bom pai, boas mãe; bom marido, boa esposa; que não é homem de Deus, mulher de Deus”.

“IRMÃOS, REPARAI, POIS NA VOSSA VOCAÇÃO.”

Paulo está convidando os seus leitores a refletirem no tipo de pessoa que de fato Deus escolheu. Vocação refere-se ao chamamento divino.
O estado das coisas que ele está descrevendo não surgiu porque as únicas pessoas que se interessavam pelo cristianismo eram das classes oprimidas. Surgiu porque Deus escolheu operar as Suas maravilhas através de pessoas que, do ponto de vista humano, eram as menos prometedoras.
É provavelmente pela mesma razão que não... muitos sábios segundo a carne encabeça a lista de Paulo. A sabedoria esteve em mente durante essa discussão toda. Os coríntios tinham a típica reverência grega pela sabedoria.
Mas Paulo rejeita decididamente isto como o critério pelo qual Deus escolhe os Seus.
Isto não equivale dizer que não há ninguém das classes mencionadas.
Ao contrário, não muitos implica em que havia alguns, embora não grande número. Poderoso é termo geral para as pessoas mais importantes. De nobre nascimento aplica-se à família, e indica os de estirpe nobre.
Mas, “as coisas que elevam o homem no mundo, saber, influência, classe, não são as que levam a Deus e à Salvação” (Hodge).
Paulo ensina que a matéria prima básica pela qual Deus está construindo esse mundo é aquela que é oferecida a Ele por gente muito simples. Por gente humilde. Por gente que não tem. Por gente que não sabe. Por gente que não tem um nobre nascimento. Por gente que não tem pedigree.
São pessoas simples, não é a elite. São milhares de pessoas que a elite muitas vezes despreza e repudiam. Essa é a gente que Deus está escolhendo antes de tudo e sobre tudo para construir esse Mundo Novo da Fé.
São esses que acolhem com muito mais facilidade, com muito mais simplicidade, com muito mais singeleza, sinceridade e espontaneidade a oferta do amor de Deus.
Eles é que estão sedentos e bebem, eles é que estão famintos e tem consciência da fome deles, eles comem da Graça de Deus, eles é que se sentem rejeitados e então aceitam muito mais facilmente o abraço de Divino.
Paulo está ensinado isso.
Talvez você tenha dito até hoje o seguinte:
“Eu não sou útil a Deus por que: Eu sou assim... não tenho pedigree... a minha família é pobre, eu não tenho tanta cultura... Eu não posso fazer nada prá Deus e por Deus porque eu sou assim... sou tão pequeno”.
Então vem o Apostolo Paulo e diz:
 “Pois é gente do seu tamanho, pequeno como você é, que na mão de Deus pode ser usado extraordinariamente pra fazer diferença, pra produzir as grandes mudanças para alternar coisas”.
 Olhe para você que pensa ser pequenininho, que não pode fazer nada, que não tem força nenhuma. Não tem dinheiro nenhum, inteligência nenhuma, que está aí, que pensa não ter poder prá coisa alguma.
 Se você acreditar nessa Palavra de Deus que diz que Deus faz grandes coisas a partir de gente pequena, então você irá se candidatar a ir junto com outros irmãos do seu tamanho, e fazer um mover de ações que causarão um impacto na sociedade. Em nosso país, e até no mundo.  Sozinho não pode fazer nada, mas todos juntos, apesar de ser pequeno, poderá gerar uma tempestade do mover de Deus no outro continente.
 A lição é linda!
Gente pequena foi o que Deus escolheu.
Se vocês juntos, vierem para a Igreja de Cristo juntos, e resolverem que vão caminhar para a direção da vontade de Deus, apesar de cada um ser pequenininho, a contribuição de cada um, somada, vai fazer com que o clamor, o agir produza um impacto em algum lugar.
Nós sozinhos não vamos mudar nada.
Mas nós juntos podemos ser instrumentos de Deus para mexer nas entranhas desse planeta.
O Diabo veio a esse mundo para fazer você pensar que você não tem utilidade nenhuma prá Deus. Ele está todo dia massacrando isso na sua cabeça. Dizendo que você não serve prá nada.
Jesus veio a esse mundo para afirmar o oposto, pra dizer que não há ninguém desprezível, não há ninguém tão pequeno, não há ninguém que já era e que não seja, que nas mãos de Deus não possa ser útil para alguma coisa.
Porque Deus resolveu construir o reino Dele com gente do seu tamanho.
Aceita hoje a voz de Deus, o chamado de Deus, o convite de Deus.
O Espírito Santo está falando com você, abra o peito e venha. Porque Deus tem missão prá você. Tem projeto prá você. 

Baseado em: 1 Coríntios 1. 26-29.



Comentários