Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

As Marcas da Vida

“Para terminar, que mais ninguém crie dificuldades para mim, pois as marcas no meu corpo mostram que sou escravo de Jesus”.

CICATRIZES são Sinais ou vestígios de destruição ou dano. Lembrança ou impressão duradoura de um golpe físico, moral ou psicológico. Muitas vezes podem desaparecer com a cirurgia plástica, nunca, porém, desaparecendo o trauma.
Paulo foi um homem muito marcado, falando das cicatrizes sofridas pelas perseguições que lhe foram mais significativas do que a marca da circuncisão, a qual o afirmava como judeu. Ele diz, com isso, que as cicatrizes que a vida nos impõe desaparecem diante da marca do evangelho de Jesus nas nossas vidas.

A vida deixa marcas na gente, as quais, às vezes, geram cicatrizes que não se apagam; mas Deus pode apagá-las com a marca indelével do Seu amor revelado na cruz.
Pegue uma folha de papel formato A4, ela está branquinha, lisa, bonita e sem rugas. No momento em que você apertá-la nas mãos, ela se amassará. Tornar-se-á cheia de rugas e feia.

A vida pode fazer a mesma coisa conosco.
Na história encontramos os senhores que marcavam seus escravos. O tempo marca com rugas e com a velhice. A discriminação marca as pessoas de cor diferente. A doença marca suas vítimas. E as cirurgias deixam suas cicatrizes. Essas são as marcas da vida.

Outra coisa que deixa cicatrize em nosso ser são as marcas do pecado: as drogas, a prostituição, o álcool, a homossexualidade, o adultério, o roubo, a traição.

Todas essas coisas fazem com que nossa vida seja amassada como aquela folha de papel. Coisas que nos apertam, nos amassam, que deixam cicatrizes e deixam nossa vida feia, cheia de dores, de amargura, de tristeza, de solidão.

Como então essas marcas podem ser tiradas?

As marcas da vida e do pecado podem ser tiradas ou transformadas em nome de Jesus. Ele levou as marcas do nosso pecado para que ficássemos limpos.
Algumas marcas geradas pela vida não podem ser tiradas, mas uma cicatriz feia pode ser tornar bonita, através do Espírito. Esse Espírito pode fazer de um velho rabugento um sábio ancião. Um escravo em Liberto no Senhor.

Para Deus não existe acepção de pessoas, nem de cor, nem de "status" social (Atos 10:34).
Um doente pode fazer da sua cicatriz um motivo de testemunho. E o mesmo acontece com as marcas da vida. Veja esses exemplos: uma prostituta se torna numa mulher virtuosa (Raabe - Josué 6:25). Alguém que roubava, um ladrão, se torna uma pessoa generosa e solidária  (Zaqueu - Lucas 19:1-10). Alguém que adulterou pode encontrar perdão e reaver sua autoridade (Davi - Salmo 51). E quem traiu pode se reconciliar (Pedro - João 18:17,18, 25-27).

Mas precisamos entender uma coisa muito importante: Para tirar ou transformar as marcas precisamos nos dispor a: Mostrar a Ele (Jesus) as nossas marcas da vida. Mostrar arrependimento por nos deixar marcar pelo pecado. Crer no poder purificador de Jesus. Crer que o mundo pode marcar as pessoas, mas para Deus só existe a marca da Salvação, quando se aceita a Jesus.
A única forma de apagar as cicatrizes feitas pela vida e pelo pecado é se deixar ser marcado por Jesus. Como uma nova folha. Pois depois do encontro com Ele o que nos espera é uma nova vida.


Baseado em: Gálatas 6.17

Comentários