Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Salmo 23




1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Existe Deus?
Pergunta que exige uma resposta de cada pessoa individual. E que faz muita diferença dependendo da resposta dada.
Se Deus não existe, então toda pregação dos cristãos é vã. “E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (I Co 15.14).
É não ter esperança de nada. É aceitar o que sou como obra do destino e esperar a morte chegar. E depois da morte nada mais. “Nem céu”, “Nem inferno” (John Lennon - "Imagine").
A vida seria como uma casa que fica na escuridão. Sentimos uma sensação de insegurança, incerteza, desespero, sem sentido de direção, esbarramos nos obstáculos e sem saber o que é. O que existe é uma sensação de vazio.
Mas se Deus existe, e a Bíblia afirma que Ele existe, e a própria natureza demonstra isso. O Salmista diz que nada irá nos faltar. (v.1).
Mas então por que eu estou passando necessidades? - Eu não sei, é a resposta mais franca que se pode dar.
Mas existe algumas coisas que esse Salmo nos sugere:
1- Que a vida é cheia de dificuldades e por isso necessitamos da ajuda de Deus. (v. 1) - “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”
2- Que existe momentos de canseira (v. 2) - “Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.”
3- Que existe momentos de desânimo (v. 3) - “Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.”
4- Que pode existir momentos de perigos (v. 4) - “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
Mas mesmo que eu ainda assim continue a pensar nas dificuldades, o salmista tem uma palavra para nos confortar: “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Salmo 37.25).
O Senhor tem um povo que o ama, e esse povo não está condicionado a ama-lo apenas por aquilo que Ele pode dar. Mas, especialmente porque Ele é Deus. E por assim ser, esse povo terá um cálice transbordante (v. 5), pois sua bondade e misericórdia será conosco todos os dias de nossa vida (v. 6a) e ainda mais, Ele nos dará o privilégio de morarmos com Ele por longos dias, isto é, eternamente (v. 6b).

Rogério de Faria.

Comentários