Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Santificação – Soteriologia – Parte 3


Na postagem anterior vimos que para que a Palavra de Deus se torne eficaz para a salvação, é preciso que o homem atenda a ela com diligência (interesse ou cuidado aplicado, zelo), preparação e oração; recebe-la em nossos corações e pratica-la em nossa vida.
Vimos também que ela tem um efeito progressivo na vida da pessoa.
A ideia original do termo “santificação”, vem do hebraico e do grego, e significa “separar” do uso comum, “tornar santo”.



Os Dois Aspectos da Santificação

Sua natureza tem dois aspectos:

1.    O cristão se torna santo por meio de Cristo: “Eles não são do mundo, como também Eu não sou. Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade” (João 17.16,17 – Bíblia King James); “Porquanto, está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo!” (1 Pedro 1.16 - Bíblia King James).

2.    O Cristão é chamado para continuar a crescer e a buscar a santificação em cooperação com o Espírito Santo, que habita nele, até que alcance a completa conformidade com Cristo: “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da estatura da plenitude de Cristo.” (Efésios 4.13 – Bíblia King James).



O termo “santo” é usado amplamente nas Escrituras, ele pode se referir a objetos e pessoas. Mas em última análise aponta para Deus como aquele que é diferente e separado da criação.

O termo também pode ser usado em referência a alguém ou algo “separado” por Deus para um fim especial. No Novo Testamento a santidade adquire um sentido de pureza ética ou libertação do pecado.

Por hoje é isto. Espero que lhe tenha inspirado a continuar a estudar e conhecer mais a respeito de sua fé.

Deus o abençoe.

Comentários