Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Conversão – Soteriologia – Parte 2 – E.T.

Como vimos no mês passado, Conversão é o termo geral que se refere ao encontro inicial do indivíduo com Deus, através de Jesus Cristo. Isso significa dizer o recebimento da Graça divina, a providência misericordiosa de Deus para a Salvação.

Com essa aceitação, há algumas mudanças que são operadas na vida desse individuo:

a)     Regeneração – esta é a mudança do coração. O indivíduo deixa de estar morto para o pecado para estar vivo em Cristo: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”. (João 1.12,13 – Bíblia KingJames).


b)     Justificação – esta é a mudança da condição de culposo diante de Deus para a condição de inocente: “Entretanto, nesses últimos tempos, se manifestou uma justiça proveniente de Deus, independente da Lei, mas da qual testemunham a Lei e os Profetas; isto é, a justiça de Deus, por intermédio da fé em Jesus Cristo para todas as pessoas que crêem. Porquanto não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação por meio da fé, pelo seu sangue, proclamando a evidência da sua justiça. Por sua misericórdia, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que deposita toda a sua fé em Jesus. Onde está, pois, a razão para tanto orgulho? Foi completamente excluído! Por qual lei? Das obras? Não, ao contrário, pela lei da fé. Concluímos, portanto, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente da obediência à Lei! Deus é Deus apenas dos judeus? Ora, não é Ele igualmente Deus de todos os povos? Evidente que sim, dos gentios também, visto que há um só Deus, que pela fé justificará os circuncisos e os incircuncisos. Anulamos, pois, a Lei por causa da fé? De modo algum! Ao contrário, confirmamos a Lei.”. (Romanos 3.21-31 – Bíblia King James).

c)     Adoção e Reconciliação - é a mudança no relacionamento. Onde o indivíduo deixa de ser rejeitado e inimigo de Deus, para ser filho e amigo: “Vede que imenso amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos tratados como filhos de Deus; e, em realidade, somos filhos de Deus! Por esse motivo, o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a Ele mesmo.”. (1 João 3.1 – Bíblia King James). “e por intermédio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz.”. (Colossenses 1.20 – Bíblia King James).


d)     Santificação – na jornada de discipulado, iniciada pela conversão, o indivíduo antes escrava do pecado agora é liberta pelo Espírito Santo para a santificação. A santificação é um processo que começa quando alguém aceita Jesus como salvador e só será completado na ressurreição: “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.”. (Hebreus 12.14 – Bíblia King James). “Santifica-os pela tua verdade; a tua Palavra é a verdade.” (João 17.17 – Bíblia King James).

Por hora é isso. No próximo mês continuamos a falar um pouco mais sobre a conversão.