Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Reflexão Sobre O Discípulado

Qual é o objetivo de Deus para seus filhos? Que se tornem ricos e prósperos? Se essa for a resposta, então teremos um grande problema na interpretação da Bíblia. Pois não são muitos os apóstolos que enriqueceram. E nem mesmo o Senhor Jesus foi rico enquanto esteve nesta terra.

O que eu encontro ao ler a Bíblia não é Jesus prometendo conforto para os seus discípulos e sim a mudança de caráter. É neste sentido que o apóstolo Paulo escreveu aos crentes de Éfeso: “Busquem uma vida completamente nova de viver, uma vida moldada por Deus, uma vida renovada no interior, e que se demonstre na conduta de vocês, a medida que Deus reproduz detalhadamente o caráter Dele em vocês” (Efésios 4.20 – Msg).

Ser cristão não é participar de cultos para sentir uma sensação qualquer e dizer que está cheio de poder. Ser cristão é ter atitude do bem em relação ao outro.


Tornar-se semelhante a Cristo, ou, tornar-se seu discípulo, não é perder a sua personalidade. Também não é tornar-se um clone imitador. Deus o criou para ser semelhante a Ele em caráter. O Evangelho trata da transformação do caráter, não da personalidade.

Deus não dá receita na Sua Palavra de como prosperar, mas de como desenvolver o seu caráter, há uma série de passagens para nos ensinar. Basta olharmos para as Bem-Aventuranças (Mateus 5.1-12); o fruto do Espírito (Gálatas 5.22-25); o capitulo em que Paulo dedica sobre o amor (1 Coríntios 13) e a lista que Pedro faz, para nos ensinar como ter uma vida produtiva e eficiente (2 Pedro 1.5-8).

Encontramos muitos crentes frustrados pela situação que os cerca. E porque isso acontece? Porque esqueceram que um dos propósitos de Deus para sua vida é a transformação do seu caráter. E por isso começam logo a questionar: “Por que isso está acontecendo comigo?”. 

Deixe de meninice e entenda de uma vez por todas que a vida deve ser difícil. É isso que nos possibilita crescer. Aqui não é o céu!