Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Reflexão Sobre A Soberania de Deus

Pare e pense: diz-nos a Bíblia que o homem foi feito à imagem de Deus. Isso significa que o homem é um tipo de miniatura de Deus. Mas o que o homem é e tem está em uma escala limitada. Mas Deus é e tem em uma escala absoluta e infinita - Exceto o pecado, que é algo que o homem adquiriu depois de ter sido criado por Deus.

Nossa inteligência é um dos nossos atributos. Então Deus deve ser infinitamente inteligente e sábio.


Então vem a questão:

Temos visto que uma das expressões da sabedoria do homem é que ele, em tudo que faz, tem um plano e o segue. Por que com Deus seria diferente?

A conclusão lógica que chegamos é que Deus, sendo infinitamente inteligente e sábio, deve ter tido um plano perfeito e compreensivo para toda criação. É este plano a que se dá o nome de Decretos de Deus. E, por conseguinte, a sabedoria de Deus provê os decretos de Deus. 

“Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.” (1 Crônicas 29.11,12).

Leia também: