Post Em Destaque

Qual o Papel da Igreja Diante das Injustiças? Veja o Que a Bíblia Diz

A injustiça está presente em todas as épocas e sociedades, mas como a igreja deve agir diante dela? A Bíblia nos dá respostas claras sobre esse tema. Vamos entender qual é o papel da igreja contra a injustiça e o que Deus espera de nós. O Que a Bíblia Diz Sobre a Injustiça? A Bíblia ensina que Deus se importa com a justiça e espera que Seu povo também a defenda. Em vários momentos, Ele condena líderes corruptos, protege os oprimidos e chama Seu povo a agir. Isaías 10:1-4 – A Condenação dos Opressore Isaías 10 é um dos textos mais fortes contra a injustiça. Deus denuncia os governantes e legisladores que criam leis injustas para prejudicar os pobres: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1-2) Aqui vemos que Deus condena: A corrupção no sistema de justiça. A exploração dos mais vulneráveis. A...

Pressuposições da Soteriologia – E.T.

Estaremos abordando a doutrina que na Teologia chama-se Soteriologia. Esta doutrina compreende os seguintes fatos: o propósito de Deus para salvar, a pessoa e a obra do Redentor e a implicação da redenção através da operação do Espírito Santo nos corações e nas vidas dos homens.

A palavra é formada a partir de dois termos gregos σωτήριος (Soterios), que significa "salvação" e λόγος (logos), que significa "palavra", ou "princípio".

Esta doutrina procede que alguns fatos básicos encontrados nas Escrituras Sagradas. Sãos eles: o governo soberano de Deus, nas escrituras Deus é apresentado como o criador, aquele que governa todas as coisas e como salvador. É Ele a fonte de todas as provisões da salvação.

Apresenta também a responsabilidade do homem para com seu Criador e a sua capacidade para o bem e para o mal, para o gozo e para o sofrimento. E ainda mostra o concerto das obras, expressando a vontade de Deus e a obrigação do homem.


Portanto, as Escrituras apresentam Deus como um ser perfeito, que não pode requerer menos do que a perfeição na sua lei moral. O que significa que a lei de Deus requer obediência perfeita: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5. 48); “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1. 1).

Tiramos como conclusão, através da própria Escritura que: “Toda a iniquidade é pecado” (1 João 5. 17).

Na doutrina da Soteriologia ainda encontramos outro fato de onde precede o seu estudo, é a questão da queda do homem. A queda envolve sua condenação e sentença à morte. Fala do pecado original, da corrupção original e sua inabilidade.

Devido a todos esses fatos é que a Soteriologia tem sua razão de ser.

Na próxima postagem estaremos abordando a questão do Propósito Divino de Salvar o Homem.

Até lá.