Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Liderança Não É Controlar Pessoas


Vejo muitos líderes oprimindo e tentando controlar as pessoas que estão sobre a sua liderança. No entanto, vejo que a cada tentativa dessas, nunca são bem sucedidos. Eles se esquecem que a razão da autoridade é liberar autoridade.

Aprendi com o Dr. Myles Munroe que Jesus nunca controlou um ser humano sequer. Jesus dominou uma árvore... Ele disse morra (Marcos 11. 14); Ele dominou os peixes... Ele disse direto prá rede (Lucas 5. 6); Jesus também dominou o vento... Ele disse fique quieto (Mateus 6. 26).
Diz o Dr. Munroe que o princípio de liderança de Deus é diferente daquele que o homem imagina. O princípio de liderança de Deus é este: “... Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gênesis 1. 28). Liderança para Deus não é controlar pessoas. Por isso Jesus é um verdadeiro líder.

O líder não controla as pessoas, mas as desenvolvem. O líder não intimida as pessoas, mas as inspiram.

Líderes não manipulam as pessoas, eles as treinam. Líderes não oprimem as pessoas, eles liberam as pessoas.

Como ensina o apóstolo Pedro: "Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho" (1 Pedro 5. 3).


Você é um líder?

No texto de Gênesis Deus deu autoridade ao homem para dominar a natureza, não ao homem.

Se você está oprimindo, tentando controlar, intimidando, manipulando, você não é um líder. Você é um fracasso. Precisa voltar-se para o princípio de Deus sobre autoridade para que possa ver bons resultados.