Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Liderança Não É Controlar Pessoas


Vejo muitos líderes oprimindo e tentando controlar as pessoas que estão sobre a sua liderança. No entanto, vejo que a cada tentativa dessas, nunca são bem sucedidos. Eles se esquecem que a razão da autoridade é liberar autoridade.

Aprendi com o Dr. Myles Munroe que Jesus nunca controlou um ser humano sequer. Jesus dominou uma árvore... Ele disse morra (Marcos 11. 14); Ele dominou os peixes... Ele disse direto prá rede (Lucas 5. 6); Jesus também dominou o vento... Ele disse fique quieto (Mateus 6. 26).
Diz o Dr. Munroe que o princípio de liderança de Deus é diferente daquele que o homem imagina. O princípio de liderança de Deus é este: “... Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gênesis 1. 28). Liderança para Deus não é controlar pessoas. Por isso Jesus é um verdadeiro líder.

O líder não controla as pessoas, mas as desenvolvem. O líder não intimida as pessoas, mas as inspiram.

Líderes não manipulam as pessoas, eles as treinam. Líderes não oprimem as pessoas, eles liberam as pessoas.

Como ensina o apóstolo Pedro: "Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho" (1 Pedro 5. 3).


Você é um líder?

No texto de Gênesis Deus deu autoridade ao homem para dominar a natureza, não ao homem.

Se você está oprimindo, tentando controlar, intimidando, manipulando, você não é um líder. Você é um fracasso. Precisa voltar-se para o princípio de Deus sobre autoridade para que possa ver bons resultados.