Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Inconsciente Desejo de Morrer


“Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem. Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles” - (Apocalipse 9. 5,6)

Há algo que quero lhe dizer. E gostaria que você guardasse isso com muito carinho. Gostaria mesmo que você compartilhasse com alguém que você conhece e está em uma situação igual a essas que irei escrever.

No texto de Apocalipse, capitulo 9 e versos 5 e 6, encontramos referencia a um tormento que aparentemente durará cinco meses. Isso porque a vida de um gafanhoto leva cinco meses.

Ali diz que muitos homens infiéis buscarão a morte, mas não encontrarão. Não é dito como esse desejo de morte deles será frustrado, mas o que se percebe é que esse período de tempo é lhes dado como um adicional para que se arrependam diante de Deus das coisas que fazem: “Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos” (Apocalipse 9. 20, 21).

Mas o que eu quero lhe dizer é o seguinte:

Um Apocalipse é um tipo especial de profecia. É a retratação de obras proféticas que incluem profecias simbólicas e dramáticas sobre o futuro. Essa profecia é comunicada a um profeta por meio de visão. Aqui no nosso caso essa visão foi dada ao Apóstolo João.

Ele nos mostra que, todo dia lidamos com coisas visíveis e invisíveis. Pessoas e seres espirituais, que nos influenciam. E o livro de Apocalipse fala exatamente dessa força invisível que de alguma forma atua sobre o mundo visível.

Ele mostra que chegará um tempo em que milhares desses seres raivosos penetrarão no contexto de vida humana trazendo consigo um desejo suicida na vida de cada ser humano.

E o que o Apóstolo João nos mostra é que a medida que se vai aproximando esse momento apocalíptico da era do fim da humanidade, mais os seres humanos irão experimentar essa coisa estranha, esse desejo estranho de morrer. E todos nós temos algum grau por esse desejo de morte.

Talvez você se assuste com essa expressão. Mas vejamos o seguinte:

Pode ser que você não conheça ninguém que esteja tomando algum tipo de veneno ou querendo dar um tiro na cabeça. Tudo bem, pois eu não estou falando de ato suicida, e sim o que o livro de Apocalipse nos mostra, um desejo ardente de morrer. E nessa situação, com certeza você conhece alguém, ou pelo menos já ouviu falar, de pessoas que pouco a pouco vão se suicidando... Lentamente... Gradativamente.

Pessoas que são impulsionadas para certos tipos de ações e que não são ações de vida e sim de morte. E elas se manifestam de diversas maneiras. Como por exemplo, meninas de 15 anos e que cada vez mais cedo estão nas esquinas expondo e vendendo seus próprios corpos, estão sendo impulsionadas para um ato gradual de suicídio. Outras vezes são pessoas que enchem a cara com bebidas, indo em direção a uma cirrose, como também estão destruindo a mente, os neurônios, vínculos, laços afetivos, potencialidades de trabalho, destruindo reputação e a capacidade de ver a vida com lucidez. Ou alguém que sabe que precisa beber certa quantidade de água todo dia e não o faz, ou ainda aquele indivíduo que precisa ir ao médico, precisa tomar seu remédio e fica adiando. Ou aquele indivíduo que gosta de comer um churrasco, aquela picanha cheia de gordura, ele sabe que lá na frente algum problema pode acontecer, mas ainda assim ele continua a comer.

Às vezes esse desejo de morrer opera de outra forma, como quando vemos pessoas interessadas em esportes radicais, pessoas que pegam seus carros ou motos e saem em disparada, e quem olha imagina que essa pessoa tem um desejo de viver intensamente. Na verdade é o contrário. O que está sendo Identificado é um sentimento de potencial suicida.

Não há um desejo de viver e sim um sentimento encoberto, inconsciente, de morrer.

Todo dia encontramos essa realidade. Pessoas que são impulsionadas por essa ânsia de morte. E aqui cabe uma reflexão do filósofo e teólogo dinamarquês, Søren Aabye Kierkegaard, uma figura de grande influência para o pensamento contemporâneo: “Quando a pior coisa que um ser humano conhece na vida é a morte, ele tem vontade de viver. Mas quando a pior coisa que um ser humano conhece é a vida, ele tem vontade de morrer”.

Prá você que se sente angustiado, vivendo de experiência em experiência, que não sente prazer nas coisas mais valorosas que podemos ter, o convite do livro de Apocalipse é que você se arrependa diante do Senhor, e que seja salvo por intermédio de Jesus Cristo.

Esse sentimento inconsciente pela morte, esse vazio na alma, são exatamente o apelo de nosso espírito pelo Espírito de Deus. O abatimento de nossa alma existe por causa do afastamento do homem daquele que o gerou.

Quanto mais próximo a era apocalíptica, mais crescerão esse sentimento de morte, e o Senhor está lhe proporcionando esse momento como um adicional para seu arrependimento.

A palavra Apocalipse vem do grego, apokalupsis, que quer dizer revelação. E a Bíblia é a revelação de Deus para o homem. Portanto, não deixe passar essa oportunidade.



Leia também:

Comentários