Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Lado a Lado Com o Perigo

“Sonhos! Quem nunca teve um sonho pra sonhar?” Diz a letra da música do cantor e poeta Sérgio Lopes.
Mas cuidado! Você não conhece aquele que está ao seu lado. Seus sonhos são seus, são para você. São sonhos que o Senhor encheu o seu coração, e você é quem Ele quer que os realize. Então tenha cuidado com quem você irá compartilhar esse sonho. Nem todos têm uma visão espiritual de um fato. O mais comum é que você seja incompreendido. E isso certamente irá prejudicar o seu sonho. Pois a visão física cega a visão espiritual.
Sendo assim cuidado ao compartilhar seus sonhos, seus projetos, aquilo que o Senhor lhe tem dado. Pois isso é para você. Como foi para Abraão o seu teste de sacrifício de seu próprio filho. Levantando-se de madrugada ele arrumou tudo de que precisava e saiu (Gênesis 22:3). Não comentou nada com Sara sua esposa. Ele a conhecia bem, e sabia que certamente ela iria criar problemas. 
Se você tem um sonho, e sabe que esse sonho vem de Deus, com a história de Abraão aprendemos que a fé é algo estritamente pessoal. Deus falou exclusivamente com ele; portanto, ele e somente ele teria a obrigação de obedecer. Se Deus quisesse que Sara compartilhasse daquele holocausto, certamente teria falado com ela também. Ninguém sabia o que Abraão estava para fazer! Nem Sara, nem os servos, muito menos seu filho Isaque.
Ter uma visão espiritual é conseqüência de uma vida com Deus. Uma visão física é conseqüência do contrario. Portanto tenha cuidado ao mencionar seus sonhos.
O profeta Miquéias nos adverte: “Não confie nos vizinhos; nem acredite nos amigos. Até com aquela que o abraça tenha cada um cuidado com o que diz” (Miquéias 7:5).
Falar bem, cantar bem, ir sempre a igreja, não significa que uma pessoa é homem ou mulher de Deus. Para isso é preciso algo mais. Como já disse acima, é conseqüência de uma vida com Deus e de obediência a Ele.
Nos dias de Abraão, não tinha ninguém que pudesse lhe dar uma palavra de consolo; não havia pregadores da palavra de Deus pelo rádio ou TV. Não havia literatura para estimular sua fé. Em compensação não havia nenhum “crente cascudo” que neutralizasse a sua crença pessoal. Ou ele cria ou não cria! Dependia somente dele.
“Tudo o que Abraão tinha para sustentar a sua fé naqueles dias era a visão das estrelas, mostradas pelo Senhor. Certamente que cada uma delas fazia ecoar a voz de Deus no coração dele, dizendo: “Não temas, Abraão, Eu sou contigo!””
Algumas vezes parecerá que você está sozinho. Que ninguém compreende aquilo que você está dizendo; que todos olham para você com ar de dúvida, como se você fosse um louco, um maníaco, um neurótico.  Mas no passado alguns passaram por isso: Jó, José, Paulo e o próprio Senhor Jesus. Não somos melhores que eles, então é de se esperar que passemos as mesmas coisas quando temos um sonho.
Se aquele que é nosso exemplo foi rejeitado, caluniado, perseguido, maltratado e morto por ter em mente uma “Ambição Secreta”, como na música de Michael W. Smith, de salvar o mundo; o que eu posso esperar então?
Busque pessoas que com visão espiritual, consigam enxergar a grandeza de seu sonho e junto contigo somar forças para que o sonho se materialize.

Ore agora: Senhor, ajuda-me a ser amigo daqueles que são os seus amigos.

Comentários