Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Mente Sã Em Um Corpo São Para 2017

Nada melhor do que começar o ano com disposição e energia para enfrentar o dia-a-dia.

Para isso eu gostaria de fazer uma retrospectiva das postagens que fiz durante o ano, mostrando como obter saúde com uma boa alimentação. Mas isso não é necessário, basta você clicar nos links abaixo e você terá acesso a essas informações.

O que eu proponho para você, para o próximo ano, é que você seja mais legal com você mesmo. Se há alguém que merece isso, esse alguém é você.


Por isso, quando algum problema te afligir, questione se isso vai importar daqui um ano. Se a resposta for positiva, não perca tempo pensando no problema, mas pense de forma prática em como isso pode ser resolvido. Caso a resposta seja negativa, questione se vale a pena sofrer tanto por isso.

Parece uma coisa simples, e você provavelmente vai dizer: “Eu já faço isso o tempo todo”, é tirar um tempo, um minutinho, para respirar. Ao acordar não saia correndo para o dia cheio de afazeres. Entre as varias coisas que você irá fazer, haverá aquelas que parecem difícil de resolver, nessa hora, pare e respire fundo.

Outra dica é você não deixar para depois aquilo que se pode fazer hoje. Quando deixamos as coisas para depois elas ganham uma proporção maior. E isso vai acabar lhe deixando ansioso. Por isso, evite a procrastinação.

Veja como coisas muito simples, como arrumar a cama ou lavar a louça, pode ajudar na sua saúde mental. Elas podem ajudar você a sentir um maior controle de sua vida. Pois mesmo quando tudo parece está saindo do seu controle, arrumar a cama ou lavar as louças ajuda você a sentir um maior controle sobre a sua vida. Pois são realizações suas e lhe ajudam a sentir a vida mais em ordem.

Em conjunto com isso, tente criar uma lista das coisas que você consegue realizar no dia, e não apenas uma lista das coisas a serem feitas. Isso ajuda você a tirar um pouco do peso em seus ombros.

Não fique triste por não ter conseguido realizar ou conquistar algo. Ao invés disso dê mais valor as suas conquistas. Ser crítico com você mesmo é muito fácil, mas isso não é sinônimo de humildade.


Para uma mente sã em um corpo são, é preciso que você descubra algo que lhe dê prazer. Um hobbie é um bom aliado para relaxar a mente e o intelecto como: ler, desenhar, bordar. E se ele também relaxar o corpo, é ainda melhor, como por exemplo: correr, fazer pilates ou nadar. O que interessa mesmo é achar aquilo que faça você se desligar das outras questões da sua vida e que lhe dê prazer.

Isso pode parecer contraditório, mas não reprima seu sentimento. Isso mesmo permita-se sentir-se mal. Se algo acontecer e lhe isso lhe deixar triste, não sufoque isso. Admita quando algo não estiver indo bem em sua vida. E se sentir vontade de chorar, chore. Tente resolver para tentar melhorar, mas, se não for possível, entenda que é melhor partir para outra.

Você já deve ter ouvido que nem Jesus conseguiu agradar a todos, e isso é verdade. Então aceite que não dá para agradar todo mundo. É impossível você querer fazer o que cada pessoa espera que você faça. E entenda que isso não pode ser um problema em sua vida.

Outra coisa muito importante. Não se cobre tanto. E pare de se comparar tanto com os outros.

Cada pessoa é única. Por isso lembre que cada pessoa lida de forma diferente com as coisas. Isso ajuda você a não ficar tão frustrado quando alguém não reagir da forma que você espera.

Aprenda a contemplar. Olhe mais para o mundo ao seu redor. Esse é um jeito fácil de ter mais perspectiva sobre as coisas.

Aprenda a ouvir você mesmo. Aprenda também a falar mais sobre o que você está sentindo. É muito importante entender a si mesmo e saber como você está.

Dê atenção para a sua saúde física e mental. Para isso, seja seu melhor amigo. Vai parecer loucura, mas, ouça, converse, acolha, cuide, dê chances, ajude e curta a você mesmo.

Essas são dicas importantes para você começar e levar o próximo ano com mais alegria e disposição.